Correio Popular Notícia





SAÚDE
Hospital de Presidente Médici realizará cirurgias

Data da notícia: 2015-02-21 11:01:13
Foto:

(Da Redação) Além de prestar atenção básica e atender as demandas de baixa complexidade em saúde, o Município de Presidente Médici ofertará cirurgias. A nova modalidade de serviços deve elevar o nível de assistência com a reestruturação do Centro Cirúrgico, no hospital municipal. O projeto será operado pela Prefeitura em parceria com a administração estadual. O setor mobilizará médicos cirurgiões, técnicos e enfermeiros, com equipamentos e materiais.
A implantação dos serviços deve ser iniciada logo após a finalização das formalidades com governo do Estado. O processo se encontra na fase de discussão e teve avaliação de um corpo técnico da Secretaria de Estado de Saúde ? Sesau. Os especialistas já visitaram a unidade em Médici e instruíram sobre os procedimentos necessários, como informa a secretária municipal de saúde, enfermeira Larissa Ramalho.
Conforme o Plano Diretor elaborado pela própria secretária Larissa e a enfermeira Milleny Bambolim, as ampliações com a equiparação do Centro Cirúrgico com aparelhos e recursos humanos contemplarão pacientes que deixarão de ser removidos ou encaminhados a unidades de saúde de Ji-Paraná e Porto Velho. Além da comodidade aos familiares dos atendidos, a Prefeitura fará redução de gastos e promoção do acesso à saúde pública.
Na prática, os médicos realizarão cirurgias com intervenções consideradas de menor risco aos pacientes. Esses profissionais, bem como os equipamentos e os materiais cirúrgicos serão de responsabilidade do Estado. Já a disponibilidade de técnicos, enfermeiros e demais custas ficarão por conta do governo de Médici. O modelo também foi apresentado ao Poder Legislativo do Município, que fará o devido acompanhamento institucional.

Mais saúde
Quem mora no município de Médici tem acesso a atendimento médico todos os dias da semana. Com a sistematização aplicada pela Semusa, há plantões de médicos 24 horas por dia na Unidade Mista, na cidade. Também na área urbana, a população recebe os serviços nos postos de saúde dos bairros. Na zona rural, em três distritos e vilas, a administração também garante assistência como os de profissionais médicos e odontólogos, por exemplo.
Conforme a prefeita Lurdinha do Sindicato (PT), atualmente sete equipes formadas de médicos, enfermeiros, técnicos, dentistas e outros trabalhadores atuam na zona rural e na cidade, por meio do Programa Saúde da Família ? PSF. ?Nosso compromisso é com a atenção básica, mas oferecemos consultas em diversas especialidades como, geriatria, pediatria, ginecologia e ortopedia. Além disso ainda realizamos exames como ultrassonografia?, disse a gestora.
A organização do fluxo de pacientes no hospital, com a descentralização do atendimento, deu nova dinâmica aos agendamentos, o que reduz o tempo de espera nas filas de consultas e exames. A constatação é feita pela secretária Larissa, que também prevê o aumento da oferta dos serviços com a recém-inaugurada Unidade Básica de Saúde no Assentamento Chico Mendes, a construção e ampliação de mais cinco estruturas hospitalares entre UBSs e Unidades de Referência de Saúde da Família, com fisioterapia e saúde da mulher.

Envolvimento comunitário
Por meio da Semusa, a prefeitura faz gestão de saúde envolvendo a comunidade mediciense em campanhas com apelos pela conscientização para evitar proliferação de doenças e o surgimento de novos riscos epidemiológicos. São campanhas voltadas ao combate à Dengue e outras doenças, que englobam voluntários de vários setores ligados à saúde pública. Ao menos 60 agentes de saúde vistam as residências e realizando constantes monitoramentos.
A prefeitura desenvolve projeto de orientação nas escolas e no trânsito. São palestras e panfletagens sobre acidentes, gravidez indesejada e contágio de doenças sexualmente transmissíveis. De acordo com a secretaria, há ainda uma proposta a ser desenvolvida com o Núcleo de Atendimento de Saúde Familiar ? Nasf, que visa a utilização de academia para afastar pessoas do risco ocorrente em grupos com hipertensão, diabetes, sedentarismo e obesidade.
?A administração Médici Para Todos tem trabalhado de forma integrada às demais esferas de governo, na construção de políticas que resultem na garantia de mais acesso à saúde pela nossa população?. Desta forma resume a prefeita Lurdinha, que também ressalta: ?Nossas ações de governo estão pautadas na responsabilidade de proteger a saúde das pessoas, previr as doenças, os agravos e recuperar os doentes?. Com informações de Willian Luiz/Assessoria

Fonte:






Noticia vista 1315 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.